Dicas de Saúde

Saiba a melhor forma de cuidar de si

DOENÇA MÃO-PÉ-BOCA

Doença mão-pé-boca é uma enfermidade contagiosa que tem como sintomas febre alta, aparecimento de manchas vermelhas na boca, amídalas e faringe e erupção de pequenas bolhas nas palmas das mãos e nas plantas dos pés.

A doença mão-pé-boca (HFMD, sigla em inglês) é uma enfermidade contagiosa causada pelo vírus Coxsackie da família dos enterovírus. Eles habitam normalmente o sistema digestivo e também podem provocar estomatites (espécie de afta que afeta a mucosa da boca). Embora possa acometer também os adultos, ela é mais comum na infância, antes dos cinco anos de idade.

SINTOMAS DA DOENÇA MÃO-PÉ-BOCA

 São sinais característicos da doença mão-pé-boca:

Febre alta nos dias que antecedem o surgimento das lesões;

Aparecimento, na boca, amídalas e faringe de manchas vermelhas com vesículas branco-acinzentadas no centro que podem evoluir para ulcerações muito dolorosas;

Erupção de pequenas bolhas em geral nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, mas que pode ocorrer também nas nádegas e na região genital.

O período de incubação oscila entre um e sete dias. Na maioria dos casos, os sintomas são leves e podem ser confundidos com os do resfriado comum.

Fique atento porque nem sempre a infecção pelo vírus Coxsackie provoca todos os sintomas clássicos da síndrome. Há casos em que surgem lesões na boca ou as erupções cutâneas; em outros, a febre e a dor de garganta são os sintomas predominantes.

Quando a sintomatologia típica da doença se instala, a erupção das lesões na orofaringe é antecedida por um período de febre alta e gânglios aumentados, seguido de mal-estar, falta de apetite, vômitos e diarreia. Por causa da dor, surgem dificuldade para engolir e muita salivação. Por isso, é preciso redobrar os cuidados para manter a criança bem hidratada e recebendo alimentação adequada.

 

A transmissão se dá pela via fecal/oral, através do contato direto entre as pessoas ou com as fezes, saliva e outras secreções, ou então através de alimentos e de objetos contaminados. Mesmo depois de recuperada, a pessoa pode transmitir o vírus pelas fezes durante aproximadamente quatro semanas.

 

Não existe vacina contra a doença.

Fonte: https://drauziovarella.uol.com.br

RELACIONADAS

DOENÇA MÃO-PÉ-BOCA

Doença mão-pé-boca é uma enfermidade contagiosa que tem como sintomas febre alta, aparecimento de manchas vermelhas na boca, amídalas e faringe e erupção de pequenas…

+ leia mais

DIABETES E CÂNCER DE MAMA

Com o aumento dos índices de obesidade no mundo todo, há também aumento do número de indivíduos com diabetes. Parece haver uma relação entre diabetes…

+ leia mais

Como e por que acontece a Hipoglicemia?

Hipoglicemia é uma condição em que os níveis de glicose (açúcar) estão baixos no sangue – menos que 70 mg/dL.  A hipoglicemia costuma ocorrer logo…

+ leia mais

NEWSLETTER

Quero receber promoções e novidades!

A EMPRESA

A Rede de Farmácias Fleming existe desde 1964, quando o precursor Sr. Leonardo Glapinski, Juntamente com seus filhos, Sr. José Darcio e João Carlos Glapinski iniciaram seus negócios na cidade de Ponta Grossa.

ADMINISTRATIVO

Av. Gal. Carlos Cavalcanti, Nº 1288
Subsolo - Uvaranas
Ponta Grossa-PR
CEP: 84025-000
contato@fleming.com.br