Dicas de Saúde

Saiba a melhor forma de cuidar de si

Hipertensão Arterial - Saiba como prevenir esta doença silenciosa!

Segundo dados da pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, a Hipertensão Arterial é uma doença crônica, silenciosa e que atinge 22,7% dos brasileiros adultos.

A prevalência da hipertensão cresce à medida que a população envelhece. Na faixa   etária de 18 a 24 anos, apenas 5,4% são diagnosticados com a doença. A partir dos 65 anos, o percentual salta para quase 60%.

 

Primeiro vamos conceituar Pressão Arterial

A pressão arterial é a força que o sangue exerce na parede das artérias.

 

Afinal, o que é a Hipertensão Arterial?

A Hipertensão Arterial é quando a força que o sangue exerce contra as paredes das artérias está aumentada.

A leitura da pressão arterial é medida em milímetros de mercúrio (mmHg) e através do aparelho chamado de esfigmomanômetro. É através dessa leitura que dois valores são registrados: o maior, quando o coração se contrai bombeando o sangue (pressão sistólica), e o inferior, quando o coração relaxa entre duas batidas cardíacas (pressão diastólica). É considerada hipertensão arterial ou pressão alta quando o valor é superior que 140/90 mmHg ou 14 por 9.

 

Quais os fatores de risco? 

- História familiar de hipertensão; 

- Excesso de peso;  

- Sedentarismo; 

- Dieta hipersódica (rica em sal); 

- Consumo excessivo de álcool; 

- Tabagismo; 

- Estresse; 

- Envelhecimento.

 

Quais são os sinais e sintomas?

Na maioria das vezes, não há sintomas. Porem quando se manifestam podem ocorrer:

- Ruídos ou zumbido nos ouvidos;

- Fadiga (cansaço);

- Dor de cabeça;

- Batimento cardíaco irregular;

- Sangramento nasal;

- Alterações da visão.

 

Como prevenir a hipertensão arterial?

A melhor maneira de prevenir a hipertensão é através da alteração do estilo de vida.

Confira algumas medidas essenciais:   

- Redução do peso: A redução da massa corpórea pode promover a diminuição da pressão arterial e diminuir o risco de diabetes mellitus e de dislipidemia (alteração do nível de colesterol e triglicérides).

- Redução do consumo de álcool: O álcool pode causar aumento da resistência das paredes arteriais e por isso elevar a pressão arterial.

- Praticar atividade física: As atividades físicas aeróbicas contribuem de modo inegável à redução da mortalidade. A prática de 30 a 45 minutos diários ajuda a redução do peso corpóreo e o controle das dislipidemias. Sabe-se que os indivíduos sedentários têm probabilidades de apresentarem hipertensão arterial elevadas em 20 a 50%.

- Redução na ingestão de sódio (sal): A redução do consumo de sódio melhora na resposta ao tratamento anti-hipertensivo.

- Controle do estresse: leve os problemas do dia-a-dia de maneira mais tranquila e procure a prática de atividades que lhe dêem prazer.

- Cuidados: procure um profissional médico e faça acompanhamento regularmente. Não abandone o tratamento e tome a medicação conforme orientação médica.

Embora não exista cura para a Hipertensão Arterial, é possível um controle eficaz, baseado na reformulação de hábitos de vida e a utilização de medicação, permitindo a pessoa uma melhor qualidade de vida. 

  

FAÇA A SUA PARTE!

LEMBRE-SE: A SUA SAÚDE SÓ DEPENDE DE VOCÊ.

 

Fonte: Portal do Ministério da Saúde 

RELACIONADAS

CUIDADOS COM O DIABETES: COMO SE PREVENIR NO INVERNO

    Com as mudanças frequentes de temperatura, a imunidade do corpo cai e dá espaço para as doenças de inverno.        Estatísticas mostram que pessoas…

+ leia mais

Comer muito doce causa Diabetes?

    Não fique preocupado. Guloseimas não aumentam o risco de desenvolvimento de diabetes Tipo 1. Portanto, se o seu filho acabou de ser diagnosticado, tenha…

+ leia mais

Inchaços nas pernas, pés e tornozelos: Um sinal de alerta.

É comum algumas mulheres perceberem no final do dia que suas pernas, pés ou tornozelos, estão inchados e doloridos. Em vias de regra, qualquer situação,…

+ leia mais

NEWSLETTER

Quero receber promoções e novidades!

A EMPRESA

A Rede de Farmácias Fleming existe desde 1964, quando o precursor Sr. Leonardo Glapinski, Juntamente com seus filhos, Sr. José Darcio e João Carlos Glapinski iniciaram seus negócios na cidade de Ponta Grossa.

ADMINISTRATIVO

Av. Gal. Carlos Cavalcanti, Nº 1288
Subsolo - Uvaranas
Ponta Grossa-PR
CEP: 84025-000
contato@fleming.com.br