Dicas de Saúde

Saiba a melhor forma de cuidar de si

Mães diabéticas podem amamentar sem riscos.

A gravidez é um momento mágico na vida de toda mulher e não é diferente para as diabéticas. Mas, a gravidez de mulheres portadoras de diabetes é cercada de muitas dúvidas e uma delas é a amamentação.

A preocupação deve-se ao fato de que filhos de mães diabéticas apresentam maior incidência de obesidade na infância e adolescência. Por esse motivo, a atenção das mães para esse problema deve começar desde as primeiras horas de vida do bebê.

A alimentação do recém-nascido deve ser constituída apenas de leite materno, evitando o uso de outro tipo de alimento e de mamadeiras ou chupetas, como aconselha a OMS (Organização Mundial de Saúde). O leite materno é um alimento natural para os bebês e fornece toda a energia e os nutrientes que eles precisam. O aleitamento materno promove o desenvolvimento sensível e cognitivo da criança, além de proteger contra doenças crônicas e infecciosas. Até os seis meses de idade a amamentação deve ser totalmente exclusiva, não apenas para bebês de mães diabéticas, mas para todas as crianças.

Além dos diversos benefícios para as crianças e para as mães diabéticas, a amamentação traz ainda outra vantagem: diminuição do risco de obesidade infantil. Um estudo recente, publicado no Journal of Obesity, afirma que amamentar durante o tempo correto diminui significativamente o risco do desenvolvimento de crianças obesas. O estudo mediu o índice de massa corpórea (IMC) de recém-nascidos e os separou em grupos, um que teria o leite materno como única forma de alimentação até os seis meses e outro que teria outros alimentos inseridos do seu cardápio, como chás e sucos. Os pesquisadores acompanharam as crianças até os 13 anos de idade e comprovaram que as crianças amamentadas adequadamente mantiveram seu IMC na média esperada.

A presença do diabetes não influencia negativamente na amamentação, devendo esta ser mantida até no mínimo seis meses de idade e sempre acompanhada por um médico que dará todas as orientações para a mãe e criança, visando as melhores condições de saúde para ambos.

RELACIONADAS

Diabetes: saiba o que é: Tratamento e Prevenção.

    O termo diabetes vem do grego e significa sifão, um tubo em forma de "S" usado para fazer passar os líquidos de um nível…

+ leia mais

DIABETES: FATORES DE RISCO. Transtornos Alimentares

    Adolescentes e mulheres jovens com diabetes Tipo 1 têm o dobro de chances de desenvolver um transtorno alimentar. Cerca de 10% delas irão apresentar…

+ leia mais

CUIDADOS COM O DIABETES: COMO SE PREVENIR NO INVERNO

    Com as mudanças frequentes de temperatura, a imunidade do corpo cai e dá espaço para as doenças de inverno.        Estatísticas mostram que pessoas…

+ leia mais

NEWSLETTER

Quero receber promoções e novidades!

A EMPRESA

A Rede de Farmácias Fleming existe desde 1964, quando o precursor Sr. Leonardo Glapinski, Juntamente com seus filhos, Sr. José Darcio e João Carlos Glapinski iniciaram seus negócios na cidade de Ponta Grossa.

ADMINISTRATIVO

Av. Gal. Carlos Cavalcanti, Nº 1288
Subsolo - Uvaranas
Ponta Grossa-PR
CEP: 84025-000
contato@fleming.com.br