Dicas de Saúde

Saiba a melhor forma de cuidar de si

CUIDADOS COM O DIABETES: COMO SE PREVENIR NO INVERNO

    Com as mudanças frequentes de temperatura, a imunidade do corpo cai e dá espaço para as doenças de inverno.
   
    Estatísticas mostram que pessoas com diabetes possuem três vezes mais chances de serem internadas em hospitais por complicações da gripe, principalmente pneumonia.

    As doenças de inverno mais comuns são a gripe e a influenza H1N1, ou gripe A, que podem sere confundidas entre si. Veja como diferenciá-las.

    CARACTERÍSTICAS DA GRIPE COMUM
    Sintomas
    Iniciam-se repentinamente, são caracterizados por calafrios, febre acima de 38°C, dor de garganta, musculares e de cabeça, tosse, espirro, irritação nos olhos, congestão nasal e fadiga. Porém, nem sempre desenvolve-se todos os sintomas.

    Duração
    Uma gripe comum dura cerca de uma a duas semanas.

    CARACTERÍSTICAS DA GRIPE H1N1
    Sintomas
    Os sintomas são praticamente os mesmos da gripe comum, porém costumam ser mais intensos. No entanto, pode haver mais calafrios, além da tosse seca e contínua, diarréia e até vômitos, náuseas e rouquidão. O vírus H1N1 replica-se com muita facilidade nas regiões próximas aos pulmões, podendo infectar o órgão, enquanto a gripe sazonal costuma permanecer na região do nariz até a traquéia. Por isso, a gripe A é considerada mais grave.

    Duração
    De uma a duas semanas e os sintomas podem não aparecere todos juntos, no entanto, dor muscular e febre são frequentes.

    Então, por que as pessoas com diabetes devem tomar precauções extras para evitar a gripe? Uma condição subjacente do diabetes é o sistema imunológico mais fraco. Esta pequena diferença na força imunológica pode aumentar significativamente suas chances de pegar algo parecido com a gripe, especialmente porque esta afeta o sistema imunológico em geral.

    A gripe também pode causar desequilíbrio hormonal, o que significa que a sensibilidade de seu corpo à insulina pode mudar, tornando muito mais difícil controlar seus níveis de açúcar no sangue, enquanto estiver com gripe. Isto significa que o tempo para se recuperar também aumenta, tornando-se muito mais fácil desenvolver complicações graves da gripe, levando à hospitalização ou, possivelmente, até mesmo à morte.

    Definitivamente a melhor maneira de se livrar da gripe é não pega-la. As medidas preventivas são essenciais para as pessoas com diabetes. A melhor maneira de prevenir-se contra a Influenza é vacinar-se contra o vírus. Os médicos normalmente recomendam a vacina contra a gripe e o spray nasal já que tem um efeito mais prolongado, porém, o spray ainda não foi aprovado para utilização por diabéticos. Também é recomendado que as pessoas com diabetes recebam a vacina pneumocócica, porque diabéticos possuem maior risco de contrair a pneumonia (Influenza e Pneumonia andam de mãos dadas).

Certifique-se de tomar todas as precauções necessárias durante a temporada de gripe, tais como:

        Verifique o seu açúcar no sangue com frequência, e mantenha os níveis de açúcar adequados.
        Lave as mãos com frequência (o vírus da gripe pode tornar-se inativo por sabonete).
        Evite contato próximo com pessoas doentes.
        Mantenha-se hidratado e coma regularmente.
      Verifique a sua temperatura e fique atento a qualquer sinal da gripe.

    Ao receber a vacina contra a gripe e manter o cuidado adequado o controle do seu diabetes, seguir estas dicas te ajudará a diminuir as chances de contrair a gripe. Se você notar qualquer alteração mencionada acima ou perda de peso, temperatura corporal alta, valores irregulares de glicemia ou cetonas, entre em contato com seu médico o mais rapidamente possível, pois se detectada precocemente, os medicamentos antivirais podem ser administrados para tentar evitar que o vírus se espalhe. Então, esteja preparado e permaneça saudável para que você possa desfrutar de bons momentos do inverno com seus amigos e familiares.

RELACIONADAS

Diabetes: saiba o que é: Tratamento e Prevenção.

    O termo diabetes vem do grego e significa sifão, um tubo em forma de "S" usado para fazer passar os líquidos de um nível…

+ leia mais

DIABETES: FATORES DE RISCO. Transtornos Alimentares

    Adolescentes e mulheres jovens com diabetes Tipo 1 têm o dobro de chances de desenvolver um transtorno alimentar. Cerca de 10% delas irão apresentar…

+ leia mais

CUIDADOS COM O DIABETES: COMO SE PREVENIR NO INVERNO

    Com as mudanças frequentes de temperatura, a imunidade do corpo cai e dá espaço para as doenças de inverno.        Estatísticas mostram que pessoas…

+ leia mais

NEWSLETTER

Quero receber promoções e novidades!

A EMPRESA

A Rede de Farmácias Fleming existe desde 1964, quando o precursor Sr. Leonardo Glapinski, Juntamente com seus filhos, Sr. José Darcio e João Carlos Glapinski iniciaram seus negócios na cidade de Ponta Grossa.

ADMINISTRATIVO

Av. Gal. Carlos Cavalcanti, Nº 1288
Subsolo - Uvaranas
Ponta Grossa-PR
CEP: 84025-000
contato@fleming.com.br