Dicas de Saúde

Saiba a melhor forma de cuidar de si

Você sabia? Chocolate Amargo faz bem para a Saúde!

Sim, é isso mesmo, o chocolate amargo traz benefícios para a saúde. De acordo com descobertas científicas essa delícia protege o coração, ajuda a prevenir o Diabetes Mellitus tipo 2, diminui a hipertensão portal no fígado, reforça as defesas do corpo e ainda auxilia no controle do apetite.

Por conter uma maior quantidade de cacau, o chocolate amargo tem alta concentração de flavonoides encontrados no fruto, cacau, e também de antioxidantes. Ao contrário dos outros tipos que contém menor concentração o chocolate amargo é o único que pode ter um bom impacto na saúde humana.

Composto por um fitonutriente da família dos polifenóis, as catequinas, que agem nas paredes das artérias, produzindo um vasodilatador natural, o óxido nítrico, que atua na camada interna das artérias, deixando-as mais flexíveis, o que gera a queda da pressão arterial. Consequentemente, ocorre a diminuição do risco de mortalidade por AVC ou coração.

A ação dos flavonoides também está, diretamente, ligada ao aumento da imunidade. Algumas pesquisas indicam que o consumo diário do alimento aumenta a intensidade do Timo, órgão responsável pela maturação dos Linfócitos T, responsáveis por nossas defesas contra vírus e bactérias.

Além disso, encontra-se pesquisas que analisaram a prociadinidina, outro componente do chocolate amargo, e seu no controle do Diabetes Mellitus Tipo 2. De acordo com os estudos, a prociadinidina melhoraria a eficiência da insulina. Segundo os resultados, a ingestão de 100g / dia poderia fazer com que os níveis de açúcar sanguíneo caíssem. Mas, ATENÇÃO, ainda é cedo para os Diabéticos consumirem o alimento em tais quantidades.

Aliado da saúde cardiovascular o chocolate, com pelo menos 70% de cacau, reduz a oxidação do LDL colesterol, assim, impede que esse colesterol ruim se deposite nas paredes dos vasos sanguíneos e forme as placas de ateromas.

A fim de obter tais resultados, o consumo do chocolate amargo, com no mínimo, 70% de cacau deve ser diário e a quantidade indicada é de 30 a 40 gramas. Os antioxidantes estão no cacau, quanto maior a concentração deste, mais benefícios o chocolate trará.

Lembre-se: O chocolate amargo contêm açúcar e calorias, consuma com moderação.

As pessoas com Diabetes devem usar o método de contagem de carboidratos para o consumo seguro. O chocolate amargo contém 14 gramas de CHO numa porção de 25 gramas de chocolate.


Fonte: www.diabetesevoce.com.br

RELACIONADAS

Como e por que acontece a Hipoglicemia?

Hipoglicemia é uma condição em que os níveis de glicose (açúcar) estão baixos no sangue – menos que 70 mg/dL.  A hipoglicemia costuma ocorrer logo…

+ leia mais

Pele de pessoas com diabetes: Cuidados especiais no inverno

Você já percebeu que é só chegar o frio que começamos a sentir aquela coceirinha chata na pele? O ar seco desse período contribui para…

+ leia mais

Época de Copa do Mundo: O que dizer da prática do futebol como exercício para pessoas com Diabetes?

A prática de exercícios físicos traz benefícios a saúde tanto de crianças como de adultos, quando realizada com regularidade. No Brasil, o futebol é o…

+ leia mais

NEWSLETTER

Quero receber promoções e novidades!

A EMPRESA

A Rede de Farmácias Fleming existe desde 1964, quando o precursor Sr. Leonardo Glapinski, Juntamente com seus filhos, Sr. José Darcio e João Carlos Glapinski iniciaram seus negócios na cidade de Ponta Grossa.

ADMINISTRATIVO

Av. Gal. Carlos Cavalcanti, Nº 1288
Subsolo - Uvaranas
Ponta Grossa-PR
CEP: 84025-000
contato@fleming.com.br