Dicas de Saúde

Saiba a melhor forma de cuidar de si

Como e por que acontece a Hipoglicemia?

Hipoglicemia é uma condição em que os níveis de glicose (açúcar) estão baixos no sangue – menos que 70 mg/dL.  A hipoglicemia costuma ocorrer logo antes das refeições, durante ou após um exercício puxado, ou quando a insulina está alcançando seu pico, ou até mesmo durante o sono. Aumentar a quantidade de exercícios sem orientação correta, ou sem ajuste correspondente na alimentação ou na medicação, pular refeições, comer menos do que o necessário, utilizar doses inadequadas de medicação, estado de saúde geral envolvendo outras doenças, e ingestão de álcool são causas comuns de hipoglicemia.

A única maneira de ter certeza se suas taxas de glicose estão muito baixas é verificar com o teste de glicemia da ponta de dedo. Entretanto, se você está com sintomas de hipoglicemia e não tem condições de fazer a medição naquele momento, faça o tratamento, já que a hipoglicemia severa pode causar acidentes, lesões, perda de consciência, crises convulsivas, levar ao estado de coma e até à morte. A reação de cada pessoa à hipoglicemia pode causar um conjunto diferente de sintomas.

Pessoas com diabetes há muitos anos podem ter dificuldade para perceber um episódio de hipoglicemia por terem diminuído sua sensibilidade aos sintomas, o que é denominado “não percepção de hipoglicemia”. Aqueles que mantêm um controle rígido dos níveis de glicose no sangue e as pessoas que enfrentam regularmente episódios de baixa glicose no sangue também podem desenvolver essa condição. De forma contrária, o quadro de hipoglicemia pode se desenvolver também em níveis superiores a 70 mg/dL. Isso ocorre quando a quantidade de glicose no sangue está muito alta e cai rapidamente.

Para tratar a hipoglicemia é recomendado o consumo de 15 a 20g de carboidratos, como açúcar (uma colher de sopa, dissolvida em água), uma colher de sopa de mel, refrigerante comum, não diet (um copo de 200 mL), 1 copo de suco de laranja integral, entre outros. É muito importante que se evite chocolates; apesar de doce, a grande quantidade de gordura do chocolate atrasa a liberação de açúcar do estômago para o sangue. Os sintomas começarão a melhorar em cerca de 15 minutos e é recomendado que se verifique a glicose após esse período.

Em casos de inconsciência (desmaio) ou convulsão, uma das medidas que poderá ser tomada por outra pessoa é aplicar glucagon, que é um hormônio que estimula o fígado a liberar glicose armazenada na corrente sanguínea. Kits de glucagon injetáveis podem ser adquiridos com prescrição médica. Outra opção é passar um pouco de açúcar nas gengivas e nas bochechas pelo lado de dentro.

Fonte: www.ufrgs.br/lidia-diabetes/

RELACIONADAS

DIABETES E CÂNCER DE MAMA

Com o aumento dos índices de obesidade no mundo todo, há também aumento do número de indivíduos com diabetes. Parece haver uma relação entre diabetes…

+ leia mais

Como e por que acontece a Hipoglicemia?

Hipoglicemia é uma condição em que os níveis de glicose (açúcar) estão baixos no sangue – menos que 70 mg/dL.  A hipoglicemia costuma ocorrer logo…

+ leia mais

Pele de pessoas com diabetes: Cuidados especiais no inverno

Você já percebeu que é só chegar o frio que começamos a sentir aquela coceirinha chata na pele? O ar seco desse período contribui para…

+ leia mais

NEWSLETTER

Quero receber promoções e novidades!

A EMPRESA

A Rede de Farmácias Fleming existe desde 1964, quando o precursor Sr. Leonardo Glapinski, Juntamente com seus filhos, Sr. José Darcio e João Carlos Glapinski iniciaram seus negócios na cidade de Ponta Grossa.

ADMINISTRATIVO

Av. Gal. Carlos Cavalcanti, Nº 1288
Subsolo - Uvaranas
Ponta Grossa-PR
CEP: 84025-000
contato@fleming.com.br