Notícias

A melhor forma de ficar atualizado

Novembro azul

Dr. Responde : Novembro azul enfatiza a importância de exame periódico para detecção precoce da doença


Os homens não devem esperar por sintomas para procurar um médico”. Quem faz o alerta é o urologista Bruno Fontoura, chefe do Departamento de Urologia do Hospital Vicentino, em Ponta Grossa. O mês de novembro é dedicado a prevenção de doenças que acometem a saúde do homem, principalmente o câncer de próstata. Pensando nisso, conversamos com o especialista e tiramos algumas dúvidas. Confira abaixo:


- O câncer de próstata afeta a vida sexual? O tratamento pode causar impotência?

Os tratamentos para câncer de próstata variam de acordo com o grau do tumor e do tipo de câncer. A cirurgia e a radioterapia podem sim gerar algum grau de impotência ou incontinência, entretanto, com a evolução das técnicas cirúrgicas e do tratamento os índices vêm diminuindo.


- O Câncer de próstata afeta apenas homens idosos?

O câncer de Próstata afeta todos os homens. A idade de risco inicialmente é 45 anos, mas pode acontecer com homens mais novos.


- Ter próstata aumentada é o mesmo que ter câncer?

 Não. Existem alguns motivos que podem fazer com que o PSA dê alterado, como uma infecção urinária ou pacientes que andam de bicicleta frequentemente, por exemplo. O que os médicos fazem nessa situação é realizar o exame do toque e usar o bom senso, analisando o perfil de cada paciente. Só depois disso haverá a decisão de realizar a biópsia ou não.


- O exame de toque retal não é necessário se eu fizer o exame de PSA?

O tumor de próstata é silencioso na fase inicial e não gera sintomas. Hoje, cada homem que nasce tem um risco de 20% de desenvolver câncer de próstata durante a vida, então ele é prevalente. Isso nos obrigou a desenvolver métodos de rastreio e diagnóstico precoce. Nós sabemos que quando o tumor é diagnosticado precocemente e ele ainda está localizado apenas na próstata, a porcentagem de cura é quase 100%. Por isso, o PSA, que é uma proteína produzida pela próstata e normalmente aumenta durante o curso do câncer, não é considerado como única fonte. O exame do toque é essencial para diagnosticar alterações de consistência, nódulos e endurecimento na próstata. Assim que realizado os exames e confirmada a suspeita de tumor o paciente é conduzido à realização e uma biópsia, só assim haverá a confirmação.


- Se meu pai, irmão ou tio tiveram a doença eu também terei?

Os dois principais fatores de risco são o histórico familiar comprovado para câncer de próstata e homens negros, onde os índices de tumor são mais comuns e mais agressivos. Ainda não sabemos com clareza as razões pelas quais esse grupo é mais atingido.

NEWSLETTER

Quero receber promoções e novidades!

A EMPRESA

A Rede de Farmácias Fleming existe desde 1964, quando o precursor Sr. Leonardo Glapinski, Juntamente com seus filhos, Sr. José Darcio e João Carlos Glapinski iniciaram seus negócios na cidade de Ponta Grossa.

ADMINISTRATIVO

Av. Gal. Carlos Cavalcanti, Nº 1288
Subsolo - Uvaranas
Ponta Grossa-PR
CEP: 84025-000
contato@fleming.com.br