Notícias

A melhor forma de ficar atualizado

Dr. Responde - Hipertensão arterial: veja características da doença

A Hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é uma doença que pode atingir todas as faixas etárias, crianças e idosos, homens e mulheres de qualquer classe social. Essa doença está diretamente relacionada com a força que o sangue faz contra as paredes das artérias para conseguir circular pelo corpo inteiro. Sobre o assunto, conversamos com o Cirurgião Cardiovascular Prof. Dr. Mário Augusto Cray da Costa , mestre e doutor em clínica cirúrgica e proprietário da clínica Cray da Costa em Ponta Grossa, Paraná. 


O que é hipertensão?

A hipertensão arterial é o aumento do nível da pressão dentro das artérias que compõem nosso sistema circulatório. Acontece, entre outras coisas, pelo enrijecimento da parede arterial.


Quais são as causas e os sintomas?

A hipertensão normalmente está relacionada ao processo degenerativo de envelhecimento e perda de elasticidade das artérias. Ela também pode ser desencadeada pela obesidade e tem ainda como fatores predisponentes o tabagismo, diabetes e colesterol elevado. Como normalmente a pressão muitas vezes não causa sintomas, pode haver demora no diagnóstico.


Dor de cabeça pode ser sintoma de pressão alta?

Nem toda dor de cabeça está relacionada com pressão alta, aliás uma minoria das dores de cabeça se relaciona a aumento de pressão arterial. Podemos afirmar que há pessoas que só verificam sua pressão nos momentos em que estão com dor de cabeça, ignorando o fato de que essa dor possa ser de outra causa. Isso o leva a acreditar que a dor de cabeça é decorrente da pressão alta, quando na verdade a pressão está subindo em decorrência de outro fator. Quem possui essa dor constante deve aferir a sua pressão regularmente e o médico deve ser consultado para esclarecer essa situação.


O calor pode fazer a pressão cair?

O calor pode fazer a pressão abaixar. É comum, inclusive, que durante as férias no litoral pacientes que usam remédio para pressão alta possam ter sintomas de pressão baixa. O indicado é que com as mudanças de temperaturas o paciente afira sua pressão e procure orientação médica para adequação do tratamento.


Quando procurar um médico?

Todo indivíduo deve procurar um médico com qualquer sintoma relacionado à pressão e principalmente se sua pressão estiver elevada. O tratamento deve ser iniciado o quanto antes para amenizar possíveis complicações decorrentes da pressão alta.


Qual o tratamento?

O tratamento da pressão consiste em redução de ingesta de sal, prática de atividades físicas, combate ao estresse e uso de medicamentos.

É importante salientar - no que diz respeito ao tratamento - que existem inúmeras classes de medicamentos que controlam a pressão. Alguns, além de controlar a pressão ainda têm o benefício de proteger os chamados órgãos alvo que são coração, rins e o cérebro, são os órgãos mais propícios a sofrer danos pela hipertensão arterial. Ás vezes não basta apenas manter os níveis tensionais dentro dos limites normais, mas principalmente controlar a lesão destes órgãos. Sobre os medicamentos, cada um tem uma posologia diferente. Alguns podem ser usados em dose única diária, já outros requerem consumo a cada 12 horas ou eventualmente em tempo menores. A associação de mais de um medicamento é mais efetiva no controle da pressão do que um medicamento isolado. Hoje já existem nas farmácias comprimidos que contêm duas ou às vezes até três substâncias juntas para o controle da pressão arterial, facilitando a adesão ao tratamento.


NEWSLETTER

Quero receber promoções e novidades!

A EMPRESA

A Rede de Farmácias Fleming existe desde 1964, quando o precursor Sr. Leonardo Glapinski, Juntamente com seus filhos, Sr. José Darcio e João Carlos Glapinski iniciaram seus negócios na cidade de Ponta Grossa.

ADMINISTRATIVO

Av. Gal. Carlos Cavalcanti, Nº 1288
Subsolo - Uvaranas
Ponta Grossa-PR
CEP: 84025-000
contato@fleming.com.br